close
Cuidados Tempo de leitura: 3 minutos

Acupressão é alternativa natural para o alívio de dores comuns

Técnica chinesa pode ajudar a fortalecer a imunidade e a energia do corpo

Por: Caroline Borges

O corpo humano recebe a interferência de muitos fatores externos como a radiação solar, poluição, estresse, entre outros. E isso não é apenas prejudicial ao corpo como também à pele. Em busca de alternativas para minimizar essas interferências, muitos recorrem à acupressão, técnica originária da medicina tradicional chinesa que vem sendo indicada para aliviar dores ou para estimular o funcionamento de órgãos através da pressão de pontos específicos nas mãos, pés ou braços. 

Assim como a acupuntura, o método estimula a manipulação de pontos corporais a fim de fortalecer a imunidade e a energia do corpo. Em entrevista ao G1, a especialista em acupuntura, Sâmara Larini diz que a técnica é comumente aplicada para aliviar a dor de cabeça, a cólica menstrual e é “excelente para concentração, para ajudar no alívio mental”.

Veja aqui a matéria completa

A técnica de acupressão é relativamente simples, pois consiste em uma “pequena massagem” para estimular pontos de acupuntura, agindo nos meridianos (caminhos pelos quais circulam a energia (Qi) e o sangue) regulando, assim, o yin e o yang (princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas e complementares). Mas é necessário algumas orientações básicas para pressionar e massagear os pontos corretos.

4 pontos chave para aliviar dores comuns 

De acordo com dicas da WFAS (World Federation of Acupuncture – Moxabustion Societies – China), após encontrar os pontos de acupuntura, use a ponta do dedo e faça uma pressão leve a moderada, massageando-os no sentido horário por 3 voltas completas. Repita a sequência por 10 a 20 vezes em cada ponto. Você irá sentir uma sensação de calor no local. Este procedimento deve ser realizado todos os dias pela manhã e à noite.

Tosse, espirros e alergia 

O ponto fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. A pressão deve ser feita com polegar e indicador da mão oposta como se fosse uma pinça em volta do braço. Pressione com força durante 1 minuto até sentir uma leve dor ou pontada. Passado o tempo, solte a mão e descanse. Repita o processo de 2 a 3 vezes em cada braço.

Estresse e dor de cabeça

Este ponto de acupressão fica localizado entre o polegar e dedo indicador. Comece pela mão direita e pressione o ponto com a mão relaxada e os dedos ligeiramente curvados. O ponto deve ser pressionado com o polegar e o dedo indicador esquerdo, formando uma pinça. Durante 1 minuto, aplique a pressão de maneira firme até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura no local. Repita o processo de 2 a 3 vezes nas duas mãos, fazendo intervalos de 10 segundos, entre uma pressão e outra. 

Cólica Menstrual

O ponto para aliviar esta dor está no centro da palma da mão. Use o polegar e o indicador da mão em forma de pinça e pressione, simultaneamente, as costas e a palma da mão. Pressione o local durante 1 minuto, até sentir uma leve dor ou sensação de queimadura na região que está sendo apertada. Depois disso, solte os dedos e faça intervalos de 10 segundos antes de repetir a pressão. Repita o movimento de 2 a 3 vezes em ambas as mãos. 

Má digestão e enjoo

A planta do pé, logo abaixo do espaço entre o “dedão” e o segundo dedo do pé, onde os ossos destes dois dedos se cruzam, é o ponto que deve ser pressionado para aliviar os sintomas de mal estar estomacal. Pressione formando uma “pinça” com o polegar e o lado o dedo indicador, envolvendo o pé. Os dedos ficarão em lados opostos: um na região plantar o outro na parte de cima. O ponto de acupressão deve ser pressionado com força durante 1 minuto. Em seguida, solte os dedos e repouse durante alguns segundos. Repita o processo de 2 a 3 vezes, em ambos os pés.

Procure relaxar antes de fazer os movimentos de acupressão. Fora isso, procure regular as emoções com a prática diária de exercícios, evite preocupações, alimente-se de forma saudável, beba bastante água e garanta um sono adequado. Dessa maneira, você terá um dia-a-dia muito mais equilibrado.