close
Cuidados Tempo de leitura: 3 minutos

Barra sólida é opção ideal para manter cabelos saudáveis e atitude sustentável

A transição para shampoo sólido traz vantagens para quem planeja cuidar da beleza e ajudar o meio ambiente

Por: Almir

A transição do shampoo convencional para o natural costuma ser uma tarefa que causa um certo estranhamento para o consumidor. Mudar o produto para uma barra natural sólida, então, pode provocar mais um tipo de desconfiança. Mas, certamente, essa será apenas uma reação normal e inicial.

Existem muitas razões pelas quais todos podem se beneficiar com a mudança para barras naturais de shampoo e condicionador. Para isso, é preciso que o consumidor esteja aberto para essa nova experiência e que tenha em mente, que para se fazer qualquer mudança de produtos, é necessário testar, ter tempo e paciência para conquistar bons resultados.

Uma transição satisfatória

Na hora de transicionar cosméticos é preciso, acima de tudo, não reprimir a curiosidade. Sugerimos um teste com os shampoos sólidos, e que eles sejam os mais naturais possíveis. E, para ajudar um pouco nesse processo, listamos algumas razões pelas quais fazer uma transição para barras de limpeza capilar pode ser uma ótima opção para um tratamento eficaz e com um consumo consciente.

  1. Barras sólidas naturais não contém plástico 

Os shampoos sólidos são muito mais sustentáveis. Surpreendentemente, apenas 9% de todo o plástico no mundo é reciclado. À medida que a produção e o consumo de plástico continuam aumentando, os esgotos e, consequentemente, os oceanos estão se tornando mais saturados por microplásticos.

Na verdade, estima-se que uma pessoa, provavelmente, use entre 420 e 500 frascos de shampoo / condicionador ao longo de sua vida. Isso resulta em uma quantidade assustadora de plástico descartado.

De acordo com a organização ambientalista Surfers Against Sewage, as garrafas plásticas duram cerca de 450 anos no ambiente marinho. Elas nunca se decompõem totalmente, portanto, seu frasco de shampoo antigo acabará se quebrando em pedaços microscópicos que permanecerão em nosso sistema de água.

Usar barras sólidas para lavar o seu cabelo sem plástico é uma das maneiras mais fáceis de se evitar isso. E as embalagens utilizadas nesses produtos, também, costumam ser compostáveis.

  1. Deixa o cabelo mais saudável

As barras sólidas são tão nutritivas para os cabelos quanto os produtos convencionais. Os ingredientes usados nas composições de shampoos sólidos, geralmente, são produtos naturais como óleos vegetais que nutrem e deixam o cabelo mais saudável, diferentemente de alguns produtos líquidos que carregam substâncias que retiram o óleo natural dos fios.

Os óleos naturais como o coco, macadâmia, argan, manteiga de cacau, semente de chia, shea e cânhamos são exemplos de ingredientes à base de plantas mais suaves para o couro cabeludo, em comparação a produtos químicos agressivos usados em shampoos convencionais.

  1. Economiza dinheiro

Uma única barra sólida de shampoo ou condicionador dura 2 a 3 vezes mais do que o líquido. Isso acontece porque, de modo geral, elas são feitas com ingredientes ativos concentrados.

Os shampoos engarrafados contêm 80-90% de água. Isso significa que você está pagando por um produto aquoso. Já as barras podem contêm pouca ou nenhuma água em sua composição.

E o uso de barras não acarreta apenas uma economia de dinheiro. A produção de shampoos waterless pode gerar em média uma reserva de sete litros de água a cada 400 gramas de xampu. Ou seja, isso impacta diretamente o consumo consciente e, consequentemente, a economia circular. 

  1. Diminui a bagagem

As barras passam tranquilamente pela temida verificação de segurança do aeroporto. E não existe a preocupação de derrubar na mala porquê… É sólido. Além disso, ocupam um espaço ínfimo na bagagem e duram a viagem inteira sem precisar lançar mão dos kits plásticos em miniatura disponibilizados em hotéis. 

5.Pode ser Multitarefa

Algumas barras podem ser utilizadas para lavar além dos cabelos, também o corpo e rosto. Isso economiza tempo e a quantidade de água do banho.