close
Inovação Tempo de leitura: 3 minutos

Beleza compostável: Oxyeau traz tecnologia inovadora que respeita a saúde e o meio ambiente

Marca lança no Brasil o conceito de cosméticos que se transformam sem agredir a pele e nem o planeta

Por: Almir

A hidratação sempre foi um fator importante para a manutenção da saúde da pele, já que funciona como barreira de proteção do corpo contra estímulos físicos e químicos, e para a manutenção do aspecto desejável de uma pele bonita e viçosa.

Muitas são as estratégias científicas aplicadas em composições cosméticas para atingir esse objetivo. Um único ativo com função hidratante pode, inclusive, trazer uma combinação de outros diversos ativos com funções benéficas para a pele. Ou seja, além da hidratação, um produto pode promover efeitos desejáveis como o antioxidante, a proteção da barreira da pele, a redução de linhas de expressão, o clareamento da pele, entre outros.

No entanto, conseguir uma combinação de ativos cosméticos para a obtenção de benefícios para a pele não é uma tarefa fácil. Isso porque nem sempre os ingredientes apresentam compatibilidade entre si, ou com os excipientes a serem utilizados para a obtenção de uma formulação que seja ao mesmo tempo agradável sensorialmente e não oleosa, características particularmente apreciadas por consumidores. Ainda, nem sempre a adição de mais ingredientes com uma mesma função particular leva a um efeito aditivo desejável.

Beleza consciente

Os produtos da Oxyeau trazem uma combinação de ativos potentes, aplicados em porcentagens ideais e seguras que, combinados, apresentam uma hidratação e uma ação antioxidante mais eficiente, compatível com a barreira da pele, atóxica e compostável. Assim, alimenta a pele e o meio ambiente, não causando danos à nossa saúde e nem à do planeta.

A tecnologia de hidratação compostável permanece na pele, trabalhando de forma sistêmica e contínua, mesmo após a remoção do produto. Com uma combinação inovadora de ingredientes derivados de biotecnologia, os produtos apresentam maior índice de hidratação, percebidos já nos primeiros 10 minutos após a aplicação; um resultado melhor que o apresentado pelos próprios ingredientes analisados isoladamente.

As formulações combinam ativos com açúcares raros que auxiliam na melhora da comunicação celular, equilibrando a microbiota e diminuindo o estresse oxidativo. Não contém, ainda, polímeros plásticos ou derivados do petróleo e nem silicones, para promover sensorial comum. Os agentes utilizados são derivados de biotecnologia combinados com materiais que futuramente serão decompostos em CO2 e água, produzindo mais nutrientes em sua transformação.

Produtos que voltam para a natureza

A tecnologia cosmética compostável da Oxyeau é baseada na escolha dos ingredientes e no conceito Cradle to Cradle, criado nos EUA e pautado na premissa de que todos os produtos devem ser desenvolvidos com foco na circularidade. Ao contrário do conceito de biodegradabilidade, que aceita uma quantidade maior de resíduos, na decomposição, a empresa busca os insumos alinhados à compostabilidade, que, além de promover uma menor quantidade de resíduos, ainda alimenta as bactérias boas da pele, que vão manter a microbiota em equilíbrio. Por isso, as formulações não contêm materiais derivados de petróleo e nem derivados da indústria plástica, apenas insumos de origem totalmente vegetal. 

Assim, os materiais compostáveis utilizados se decompõem em CO2 e água e são absorvidos como nutrientes, gerando vida na pele (água) e no meio ambiente (oxigênio). Além disso, também foi levada em consideração a compatibilidade dos ingredientes e das fórmulas com a barreira da pele, complementando, assim, o conceito da marca.

Para entender melhor o conceito de beleza compostável imagine, por exemplo, colocar fast food em uma composteira. Esse tipo de alimento, certamente, vai matar as minhocas. Por outro lado, se forem colocados no recipiente resíduos de ingredientes orgânicos, elas se alimentariam desse descarte, acelerando o processo de decomposição, transformando o lixo orgânico em adubo e auxiliando, dessa forma, na manutenção do ecossistema. Da mesma maneira agem os ingredientes cosméticos, se colocarmos em contato com a pele um agente agressor, ele vai interferir negativamente, mesmo se combinado com outros ingredientes não agressores.