close
Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

Cosméticos sustentáveis: Menos é mais

Confira dicas do site Menos 1 lixo para simplificar e ter uma skincare sustentável

Por: Almir

Comprar vários produtos para fazer uma rotina skincare está virando coisa do passado. Atualmente, inclusive, já se verifica que a ciência cosmetológica está muito mais conectada com a consciência ecológica. Prova disso é que os cosméticos sustentáveis já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

O site Menos 1 lixo coloca holofote sobre o assunto ao discutir formas mais seguras na hora de escolher os produtos para a limpeza da pele.  

“Cuidar da pele não precisa ser algo que envolva gerar tanto lixo e com passos intermináveis. Pode ser simples, divertido, natural e sustentável”, diz Fe Cortez, ativista ambiental, empreendedora, palestrante e idealizadora do site.

Veja reportagem completa aqui

Fe ainda destaca a importância de se pensar no descarte da embalagem usada no produto. “Hoje faço a maior parte dos produtos de beleza que uso e simplifiquei a minha rotina. Com isso, minha pele está muito melhor e minha consciência mais tranquila.”, avalia.

Confira algumas dicas propostas pelo Menos 1 lixo para o uso de cosméticos sustentáveis

Limpeza – Use um sabonete feito por saponificação natural para lavar o rosto. Evite produtos que contenham sulfato.

Tonificação – Trocar o tônico cheio de fragrâncias sintéticas, álcool e conservantes agressivos por uma versão com ingredientes botânicos. Ex.: Utilize infusões de ervas, os chás. Camomila ou lavanda para pele sensível, chá verde ou branco para pele madura, alecrim ou hamamélis para pele oleosa, tomilho ou orégano para pele acneica, hibisco ou calêndula para pele seca

Hidratação – Escolha um hidratante natural. Adquira formulações simples, de marcas naturais. Para a área dos olhos, você pode usar uma gota do óleo de jojoba, rosa mosqueta ou pracaxi.

Proteção solar – O protetor solar deve ser usado sempre que você for se expor excessivamente ao sol. No dia a dia, caso a exposição seja pequena, pode-se usar no rosto maquiagem mineral natural que contenham ingredientes como óxido de zinco, argilas e/ou pigmentos minerais de cobertura, que atuam como proteção física. Evite fórmulas com os seguintes ingredientes: benzofenona-3 (oxibenzona), homosalato, metoxinamato de octila e 4-metil benzilideno cânfora.

Cuidados complementares – De uma a duas vezes por semana é legal fazer uma esfoliação e máscara (com argila mais indicada para o seu tipo de pele) de tratamento.

Esfoliação – Fe Cortez diz que o seu esfoliante favorito é feito com cristais de quartzo e argila branca. Ela usa uma colher de sopa rasa de cristais com uma colher de sopa rasa de argila branca e mistura mel ou melado de cana até formar uma pastinha consistente. Após o enxague, siga com a tonificação e hidratação. Se sua pele é muito sensível, substitua os cristais por farinha de aveia ou açúcar.

‍Evite produtos unidose – Essas máscaras em sachês de dose única produzem bastante lixo e podem ser evitadas. Prefira embalagens maiores e feitas com materiais que possam ser reciclados ou reutilizados

Opte por cosméticos sólidos – Optar por cosméticos sólidos cujas embalagens são de papel reciclável ou compostável.

Use até acabar – Faça o possível para usar um produto até o fim.

Passo a passo natural – Tenha uma alimentação equilibrada, boas doses de descanso, contato com a natureza, controle do estresse e beba muita água.

Indicamos como o cuidado de pele ideal: 

  • Limpeza diária
  • Esfoliação semanal
  • Tonificação diária
  • Hidratação diária
  • Proteção solar quando houver exposição ao sol (com responsabilidade para a saúde da pele e organismo em geral)
  • Proteção contra a poluição diária