close
Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

6 dicas para economizar água com a rotina de cuidados e beleza

Brasileiros têm consumo hídrico acima do limite recomendado. Economize!

Por: Caroline Borges

O pedido para economizar água tem sido uma constante em nosso país. Mas parece que mesmo diante de uma crise hídrica – que fez com que as contas de luz disparassem em 2022 – muitos brasileiros ainda se recusam a acreditar que a escassez de água já é uma realidade.

Um mapeamento feito pelo MapBiomas sobre a dinâmica da água em território nacional constatou que ao longo dos últimos 36 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Isso representa 3,1 milhões de hectares, área equivalente a mais de uma vez e meia a superfície de água de toda região nordeste em 2020.

Veja aqui o mapeamento completo

Economizar água é a chave para não faltar

Em entrevista para o Uol, a bióloga Francyne Elias-Piera, mestre em oceanografia biológica (USP) e doutora em ciência ambiental (Universitat Autònoma de Barcelona) alerta que, além de pesar no bolso, o desperdício de água pode ser fundamental para a (não) sobrevivência do planeta. “Só há 3% de água doce no mundo. Dessa porcentagem, 70% está congelada na Antártica e apenas 1% está disponível em rios e lagos. Atualmente, não existe água potável suficiente para atender às necessidades da população mundial.”

É hora de pensar, se conscientizar e avaliar as consequências futuras. Para isso, o Inspire Bio separou algumas dicas para quem planeja começar a fazer um consumo consciente de água. 

  1. Mantenha a torneira fechada, enquanto escova os dentes, ao passar sabonete nas mãos ou entre a aplicação de um ou outro produto de skincare. A limpeza de pele pode ser minimalista, mas se a água não for fechada durante o processo de espera, de nada vale a clean beauty. Com uma atitude consciente podemos economizar de 12 litros de água em casa a 80 litros em apartamento.
  2. Escove os dentes no banho. Basta cinco minutos com a torneira não muito aberta para gastar 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Ah… E dê preferência às pastas de dentes naturais.
  3. Não tome banhos demorados. Um banho de 15 minutos com o chuveiro elétrico consome 45 litros na residência. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, reduzimos o tempo para 5 minutos e o consumo cai para 15 litros.
  4. Dê preferência aos produtos em barra. Eles usam menos água para serem produzidos, podendo gerar em média uma reserva de sete litros de água a cada 400 gramas de xampu. Ou seja, isso impacta diretamente no consumo consciente e, consequentemente, na economia circular.
  5.  Descarga consome muita água. Não use à toa. Já existem produtos no mercado – como o Piipee – que dissolve a urina, removendo o odor, alterando a coloração, higienizando e perfumando o sanitário. Assim, não é necessário acionar a descarga toda vez que for ao banheiro.
  6. Escolha marcas e cosméticos que façam bem para a vida aquática e marinha.

Com mudanças de hábitos e atitudes relativamente simples, podemos contribuir para o meio ambiente e, também, para nossa própria economia. No final, o consumo consciente faz com que todos lucrem, inclusive a nossa saúde, segurança e o futuro das próximas gerações.