close
Inovação Tempo de leitura: < 1 minuto

Dráuzio Varella alerta que desmatamento pode gerar novas epidemias

Em websérie, médico discute como a preservação do meio ambiente é essencial para a manutenção da saúde humana

Por: Caroline Borges

A preservação da natureza é urgente. Com essa premissa em mente, o Dr. Dráuzio Varella gravou uma websérie com 4 episódios onde discute como a preservação do meio ambiente é essencial para a manutenção da saúde humana.

Com a pandemia, o médico sentiu a necessidade de usar as redes sociais para falar sobre a relação entre a preservação do meio ambiente e a saúde pública, que se tornou uma causa urgente. Segundo explica ao Eco, “o desmatamento adoece, ele favorece a transmissão de doenças de animais para seres humanos e facilita o surgimento de epidemias”.

Veja aqui a matéria completa

Dráuzio ressalta, ainda, que por causa do desmatamento, falta espaço para que os animais selvagens vivam isolados. Em consequência disso, cada vez mais os seres humanos têm contato com espécies que carregam patógenos causadores de doenças infecciosas.

Preservação do ambiente é essencial para a saúde humana

Os episódios trazem abordagens sobre preservação da biodiversidade e ciência; queimadas e doenças respiratórias; comunidades tradicionais e saúde ambiental, e a conexão atualíssima das pandemias, zoonoses e desmatamento. 

“Há muitos anos já sabemos que uma biodiversidade protegida só traz benefícios para o planeta, preservar as florestas é uma questão de sobrevivência. Se ela nos fornece absolutamente tudo, o ar, o alimento, a energia e os materiais, pode até soar clichê, mas é verdade: nós precisamos proteger nossos recursos naturais, eles são nossa maior riqueza”, diz Dráuzio.

Todos os episódios estão disponíveis no canal do Dr.Dráuzio Varella no YouTube