close
Inovação Tempo de leitura: 2 minutos

Escova de limpeza facial é uma boa aliada para a skincare

Peças facilitam a esfoliação, mas tem que ser usadas com cuidado

Por: Almir

As escovas para limpeza de pele se tornaram uma verdadeira febre. Toda inovação do setor de beleza é muito bem-vinda, mas é bom estar atento à eficácia dos modismos.

Os aparelhos de beleza têm um preço e vale a pena pesquisar por aqueles que não prometem milagres e, realmente, ajudem a maximizar o seu tempo.

Já existe uma grande variedade de dispositivos e tecnologias de beleza, o que pode dificultar um pouco na hora de se escolher um produto.

Cada pele, uma escova

Pensando nessa diversificação, o site Byrdie reuniu especialistas do setor de beleza para testar a eficácia de peças existentes no mercado.

Na lista se encontram escovas manuais, mecânicas, baratas, caras… Todas, porém, trazem algum tipo de funcionalidade. O mais importante, porém, é verificar em quais delas vale mesmo a pena investir.

Veja a lista completa aqui

Uma escova de limpeza facial pode não se enquadrar na categoria de uma “necessidade” de cuidados com a pele, mas ela é um trunfo para aqueles que procuram melhorar a maneira de lavar o rosto. Além de ajudar a remover a sujeira, a oleosidade e a maquiagem de maneira mais eficaz do que apenas com as mãos, elas também oferecem o benefício adicional da esfoliação.

Esse processo prepara a pele para a aplicação de produtos de tratamento (como cremes anti-acne) que, geralmente, se aplicam posteriormente à limpeza. Cabe aí, porém, uma advertência: como é possível exagerar na esfregação, aconselha-se usar a escova com movimentos suaves, circulares e, de preferência, com a pele já úmida. Evite usá-la diariamente, especialmente se sua pele for sensível.

“As escovas de limpeza facial atuam como esfoliantes mecânicos para ajudar a remover a pele morta, ao mesmo tempo que aumentam o fluxo sanguíneo para deixar a pele brilhante”, explica a dermatologista Sheila Farhang, fundadora da Avant Dermatology & Aesthetics.

Limpeza de pele consciente

É preciso ficar atento a alguns detalhes para encontrar a escova que atenda às necessidades da pele.

Tipo de cerdas

Normalmente, as escovas são feitas de náilon ou silicone e há prós e contras em cada um. As de nylon, geralmente, são mais esfoliantes, embora o silicone tenda a ser mais suave para a pele, além de ser mais higiênico e fácil de limpar.

Vibrando ou oscilando

Algumas escovas simplesmente giram, enquanto outras emitem vibrações sônicas. Não há nada de errado com nenhuma das duas, embora as vibrações sônicas normalmente ofereçam mais benefícios para sua pele.

Configurações de velocidade

O ideal é que a peça tenha pelo menos duas velocidades para que possa personalizar melhor a intensidade da escova de acordo com seu tipo de pele e necessidades.

Cuide bem da escova

Mantenha a sua escova limpa e seca. Dê preferência a produtos neutros para lavar os pincéis de esfoliação e procure não esfregar as cerdas com muita força para não danificá-las.