close
Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça a explicação científica da Técnica Jamsu!

Entenda como o Jamsu, técnica coreana, mantém durabilidade da make na pele

Por: Caroline Borges

A Coreia do Sul tem exportado muitas tendências de beleza para o mundo. Recentemente, a técnica Jamsu que já havia se transformado em trend lá em 2017, se tornou um hack viral nas redes sociais novamente, agora no TikTok. A técnica promete tirar a oleosidade do rosto e fazer a make durar mais. A novidade é que – ao contrário das muitas invenções com tecnologia avançada lançadas pelo país – o método só precisa de um pouco de água gelada para funcionar.    

Em coreano, Jamsu significa “imerso na água”. Então, a dica de beleza consiste em  maquiar a pele como de costume – menos os olhos -, aplicar pó translúcido em todo rosto e submergi-lo numa bacia de água gelada por 15 a 30 segundos. Por fim, é só secar delicadamente com uma toalha – teoricamente, por um efeito matte, duradouro e à prova de suor.

Isso não é apenas um truque de Internet e tem explicação científica

Para checar a veracidade da técnica, recorremos à cientista da Oxyeau, Bruna Laignier. “Não se trata de mágica. A água gelada provoca a melhora da aparência dos poros e vasoconstrição, fazendo com que os músculos lisos das paredes de pequenos vasos sanguíneos da pele se contraiam, melhorando o aspecto da pele. Mas vale lembrar que isso tudo funciona porque as coreanas cuidam muito da pele e hidratam bastante! Nada de achar que porque a pele é oleosa que não precisa de hidratação”, explica a profissional.

Outro  segredo está na aplicação da camada de pó no rosto antes de mergulhá-lo na água. Esse tipo de produto, geralmente, usa como ingrediente a sílica (dióxido de silício), o que ajuda a criar uma espécie de “barreira”, fazendo com que a maquiagem tenha mais durabilidade. O ideal, porém, é que ele seja passado por toda a pele, mas não de uma forma que a deixe esbranquiçada ou com efeito “pancake”. Esses produtos têm a característica de serem hidrofóbicos, ou seja, não interagirem com a água.

A contração dos vasos faz com que a pele pareça bem mais lisa, uniforme e aveludada.  Por isso, é uma boa opção para pessoas que têm a pele oleosa ou moram em lugares mais quentes. 

Uma queixa comum de pessoas com pele oleosa e que costumam utilizar pó, é o efeito cake, ou seja, um acúmulo de pó ou o excesso deste, além do possível craquelamento do produto nas ruguinhas ao longo do dia. Dessa forma, outro truque dessa técnica é a retirada do excesso de produto que ocorre tanto no processo de submersão na água quanto na fricção com a toalha, dando um acabamento melhor. 

Aprenda a fazer a Técnica Jamsu:

A Jamsu não é uma técnica prática. Ela pode deixar a pele opaca ou, ainda, marcar demais as áreas abaixo dos olhos ou buço. Por isso, é preciso ter calma e paciência para aplicar a maquiagem, molhar o rosto, secar e, se for o caso, corrigir imperfeições. Uma dica: lembre sempre de fazer a sua rotina skincare antes da make. 

1 – Limpe a pele com um limpador facial e depois tonifique e hidrate.

2 – Aplique a base e corretivo.

3 – Use um pó translúcido sobre toda a base e corretivo usando um pincel grande e macio.

4 – Encha uma tigela de tamanho adequado com água fria – pode até colocar gelo – e mergulhe o rosto na água por 15 a 30 segundos, mantendo os olhos fechados deixando-o  totalmente submerso.

5 – Seque o rosto com uma toalha seca com leves batidinhas.

6 – Finalize a maquiagem como de costume.