close
Inovação Tempo de leitura: 2 minutos

Nova York proíbe kits de toalete em hotéis

Lei aprova medida para aplacar uso excessivo de plástico durante hospedagens

Por: Almir

Sabe aqueles mini frascos plásticos ofertados pelos hotéis, com shampoo, condicionador, sabonete líquido etc, e que as pessoas adoram levar pra casa? Pois bem… Estão com os dias contados.

Em Nova York foi aprovada uma nova lei para reduzir o excesso de uso plástico em hospedagens. Apresentada pelo senador estadual Todd Kaminsky e pelo membro da Assembléia, Steve Englebright, a nova ordem proíbe hotéis e motéis de oferecerem aos clientes recipientes descartáveis ​​menores do que 354 ml. A ideia é que a sanção comece a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024, quando os hotéis passam a distribuir reservatórios maiores e recarregáveis ​​para produtos de higiene.

Mudança sustentável

Em comunicado publicado no Flora & Fauna,  Eric A. Goldstein, advogado Sênior e Diretor Ambiental da Cidade de Nova York da NRDC, disse que “reduzir os plásticos de uso único é vital na luta contra a crise climática”.

“O plástico é uma importante fonte de emissões de carbono e uma âncora financeira para a indústria de combustíveis fósseis”, diz Goldstein completando. “Esta nova lei aborda o problema cada vez maior associado aos resíduos de plástico e evitará que dezenas de milhões de garrafas plásticas se tornem um fardo de resíduos em Nova York todos os anos”.

Boas ideias se espalhando

Vale lembrar que essa não é uma lei inédita. Em 2019, o estado da Califórnia se tornou o primeiro estado dos EUA a legislar a proibição de frascos de toalete descartáveis. A partir de 1º de janeiro de 2023, hotéis com mais de 50 quartos serão proibidos de usar pequenos frascos plásticos de toalete. Em 2024, essa proibição se estenderá a estabelecimentos menores.

Atualmente, hotéis em todo o mundo ainda usam itens descartáveis por serem mais convenientes e acessíveis para compra a granel. Na maioria deles, inclusive, o desperdício acumulado de cada hóspede é totalmente excessivo. 

Mas já existem hotéis aumentando o padrão global e oferecendo estadias, realmente, sustentáveis. Na hora de fazer sua reserva verifique, por exemplo, se o seu hotel apresenta algumas iniciativas sem plástico ou de economia de energia. Toda grande mudança começa com pequenas atitudes.

Boas iniciativas

Algumas grandes cadeias de hotéis como Marriot e Hilton, praticamente, já baniram todos  plásticos descartáveis utilizados de suas dependências. Atualmente, os quartos desses estabelecimentos estão equipados com dispensers recarregáveis fixados nas paredes com shampoo ou em cima das pias com sabonete líquido. Muitas hospedarias de Portugal, por exemplo, têm ido além no quesito sustentabilidade ao fazer parcerias com empresas como a Cosmética 8650, que fabrica produtos naturais de higiene pessoal com embalagens completamentes compostáveis. 

Além disso, estes hotéis com consciência de consumo também trocaram cartões-chave de plástico por versões digitais e eliminaram todas as garrafas plásticas oferecidas em reuniões e eventos realizados em suas dependências.