close
Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

Skip-Care é considerada uma das tendências mais marcantes de 2021

Filosofia coreana promete acelerar os cuidados com a pele e poupar alguns minutos do seu dia

Por: Almir

O minimalismo veio para ficar. É o que afirma o relatório anual Pinterest Predicts, destacando que a skip-care é uma das principais tendências de 2021.

O método lançado na Coreia do Sul foi adotado por vários homens e mulheres ao redor do mundo e consiste em reduzir a rotina de beleza ao uso de um pequeno número de produtos. A ideia é eliminar excessos ao identificar os ingredientes essenciais para a pele – evitando, assim, o uso de produtos desnecessários.

Skincare Minimalista

A publicação revela, ainda, que as buscas realizadas na internet estão mais focadas em processos e técnicas capazes de evidenciar a beleza do usuário, sem a necessidade de seguir uma rotina pesada.

O objetivo do Skip-Care é definir rituais mais simples e eficazes, com uma quantidade menor de recursos, resgatando um conceito de beleza natural. 

O mais curioso é o fato do método ter sido criado pelos coreanos, também responsáveis pelo conceito K-Beauty (processo de cerca de 10 passos na rotina de beleza). Isso só prova o quanto a pandemia afetou o comércio e o quanto a Coreia é uma forte formadora de opinião no mercado.

Com base nos preceitos da nova filosofia coreana, para uma limpeza de pele eficaz é necessário a higienização, hidratação e fotoproteção. No caso, o uso de um bom sabão de limpeza (de preferência em barra), um creme ou sérum hidratante (com composto anti-aging) e um filtro solar já seriam o suficiente para trazer uma notável diferença para a pele.

Os produtos multifuncionais, aliás, facilitam bastante uma rotina de skincare minimalista. Muitos produtos já oferecem hidratação, antienvelhecimento e proteção solar em um só frasco. É importante verificar se, porém, se os filtros possuem proteção contra os raios UVA (PPD).

Beleza e bem-estar

Em um ano, o número de buscas pelos termos “pele naturalmente radiante” foi multiplicado por quatro, da mesma forma que as buscas por “exercícios de ioga para o rosto”. Os usuários também mostraram um grande interesse por “cuidados caseiros para a pele” e “máscaras para o rosto à base de Aloe vera”.

O autocuidado, também, já é considerado uma tendência gerada pelo efeito do isolamento social imposto pela pandemia mundial do Covid-19. O fato de passar mais tempo em casa fez com que muitas pessoas priorizassem a simplicidade e se dedicassem mais ao bem-estar pessoal.