close
Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

Transição do shampoo convencional para o natural é opção consciente para se ter cabelos mais saudáveis

Troca de produtos pode ser gradual e traz resultados eficazes

Por: Almir

Os consumidores já estão acostumados a serem bombardeados com comerciais de TV que trazem cabelos super brilhantes, soltos e sem sequer um frizz. É sedutora a ideia de ter fios saudáveis usando apenas shampoo e condicionador convencionais. Mas isso não representa a realidade.

É possível conseguir resultados tão bons – ou melhores – utilizando produtos com fórmulas menos tóxicas. Toda mudança traz estranhamento, claro, mas é possível fazer a transição entre produtos já ultrapassados para naturais sem que seja traumático.

O blog ‘A Naturalíssima’ alerta que é comum quando uma pessoa começa a usar produtos capilares naturais sentir a sensação de “cabelo pesado”, que não limpou direito. Mas isso, definitivamente, não é uma verdade. Trata-se apenas de um estranhamento baseado em hábitos pré concebidos.

Veja aqui a matéria completa

Para facilitar essa transição, evitar expectativas irreais de cabelos “perfeitos” e gerar frustrações, a publicação criou um mini guia para ajudar quem pretende adotar uma rotina de beleza consciente.

Confira algumas das dicas propostas:

Tenha calma

A transição dos shampoos convencionais para os naturais é mais tranquila do que se pode imaginar. O ideal é começar intercalando as lavagens com os dois produtos e ir diminuindo a periodicidade de uso dos convencionais. O cabelo, certamente, não sentirá essa mudança e o resultado irá surpreender. 

Não compare as ações dos produtos

Os shampoos convencionais costumam ter, além de parabenos, derivados de petróleo e silicones pesados,  sulfatos que limpam de maneira agressiva, ressecando e desvitalizando os fios. A princípio, os resultados parecem ser mais rápidos, mas isso significa que eles são bons a longo prazo. 

Os shampoos naturais fazem menos espuma, mas limpa o cabelo de forma mais segura. A ausência dos sulfatos, a utilização de fragrâncias mais naturais e conservantes mais seguros proporcionam um desequilíbrio menor da microbiota do couro cabeludo e dos fios..

Entenda os ingredientes

É importante procurar fórmulas livres de ingredientes notoriamente tóxicos para a saúde humana ou para o meio ambiente. Um tensoativo bem comum usado pela indústria convencional é o Lauril sulfato de sódio – responsável pela espuma abundante dos produtos convencionais. Embora seu risco para a saúde seja mais associado apenas à sensibilidade e à queda de cabelo, ele também provoca danos ao meio ambiente.

Além disso, é importante evitar produtos derivados de petróleo, parabenos e fragrâncias sintéticas e procurar por marcas conscientes que investem em ingredientes de origem natural.

O melhor shampoo natural para o seu cabelo

O shampoo sólido é a melhor escolha para quem quer um consumo consciente. Além de ser mais sustentável, a barra de shampoo/condicionador é mais eficaz, prática e econômica. Para se ter uma noção, o agente de limpeza foi desenvolvido para exercer as mesmas funções do shampoo líquido, mas equivale a 2 frascos. 

Cuide do couro cabeludo

O couro cabeludo é considerado uma extensão da pele e, cuidar dele é o que garante a saúde dos bulbos capilares e o crescimento saudável dos fios. Por isso, é importante não acumular resíduos na região pois pode provocar coceira e descamação.