“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”, Platão
Toda mudança traz estranhamento, fato. Talvez por isso, a transição para uma skincare consciente traga tantos questionamentos.
Quando começamos a repensar a nossa forma de consumo e a adotar práticas mais sustentáveis, perguntas como “O meu corpo / pele vai se adaptar a essas mudanças?” ou “Vou conseguir os mesmos resultados que tenho com produtos químicos?” se tornam mais frequentes.
E, junto à vontade de jogar fora todos os produtos da nécessaire e de fazer um consumo mais consciente, geralmente, vem a ideia preconcebida de que é preciso mudar tudo com urgência, de uma única vez.
Muita calma
A rotina skincare é simples, mas está longe de ser simplória. Não é somente trocar os produtos de sua rotina de autocuidado por orgânicos, veganos, naturais ou não tóxicos. É uma escolha de vida. E toda escolha traz perdas e ganhos… Nesse caso, mais ganhos.
Muitas pessoas têm a percepção de que os produtos compostos por ingredientes naturais são ‘mais fracos’, o que definitivamente não é uma verdade. Mas é preciso ter paciência para perceber os resultados, consciência de que substâncias químicas (como os ácidos) agem muito mais rápido, mas podem ser prejudiciais a longo prazo, e principalmente, força de vontade para apostar no novo e aguardar os resultados positivos que virão para pele e para sua saúde.
Porque, fazer substituições exige uma percepção muito mais apurada sobre o próprio corpo.
Todo novo produto que consumimos deve ser testado. Primeiro, é necessário verificar se você não tem alergia a algum dos compostos utilizados. Muita gente, por exemplo, tem reação ao uso do eucalipto, que é um ingrediente natural.
Pensar, refletir e agir!
A jornalista Marcela Rodrigues, do A Naturalíssima, listou algumas reflexões interessantes para quem pretende aderir à beleza limpa.
- Questione suas necessidades e motivações
- Faça uma escolha de produtos coerente com o que você busca, precisa e acredita. Pesquise as diferenças entre orgânico, natural e vegano
- Comece substituindo os cosméticos mais nocivos (fórmulas mais agressivas para pele e o meio ambiente)
- Desapegue de produtos químicos cujo uso seja diário (como desodorantes, shampoos, hidratantes corporais…)
- Tenha paciência. Ácidos fazem milagre, provocam resultados rápidos, mas mais efeitos colaterais
- O que é bom para uma pessoa, pode não ser para a outra
- Experimente antes de comprar
- Transforme seu momento em ritual
- Não julgue o outro
Sugerimos uma skincare minimalista, diária e gradativa para a transição segura e eficaz
- Limpeza Diária
- Esfoliação Semanal
- Tonificação Diária
- Hidratação Diária
- Proteção Solar quando houver exposição ao sol (com responsabilidade para a saúde da pele e organismo em geral)
- Proteção contra a poluição diária