close
Ingredientes Tempo de leitura: 2 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre a niacinamida

Também conhecida como nicotinamida, a queridinha do skincare é multifuncional para a pele

Por: Caroline Borges

Se você se interessa minimamente por produtos de skincare, com certeza já ouviu falar da niacinamida. Se não, você precisa conhecer! A niacinamida é uma forma de vitamina B3, um composto versátil, solúvel em água, que pode ser utilizado em todos os tipos de pele, inclusive nas mais sensíveis.

Trazemos aqui tudo o que você precisa saber sobre ela: 

1. É calmante para a pele

A niacinamida é um anti-inflamatório: ajuda não só a fortalecer a microbiota, o que é importante na prevenção da inflamação, como também tem ação antioxidante, o que significa que ajuda a proteger a pele contra estresses ambientais que podem causar irritação. E como a niacinamida tópica raramente é sensibilizante quando usada corretamente (mais sobre isso abaixo), é excelente para acalmar rosácea, eczema, acne ou queratose pilar.

2. Ajuda no combate à acne

A niacinamida é eficaz no tratamento de erupções, assim como a clindamicina (um antibiótico tópico frequentemente prescrito para acne), quando aplicada duas vezes ao dia durante oito semanas. Além disso, também ajuda a regular a produção de sebo (óleo) da sua pele, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir e prevenir cravos. Claro que não tem o mesmo efeito que soluções voltadas para acne, como peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou adapaleno, mas é um ativo de baixo risco para sua pele e de alta recompensa.

3. Age no preenchimento da pele

São as ceramidas, moléculas gordurosas, que trabalham para fortalecer a barreira da pele, mantendo-a suave e hidratada. Botando em palavras bem simples, são os blocos de construção de umidade da sua pele. A niacinamida ajuda seu corpo a produzir ainda mais desses blocos de construção, e mais ceramidas, o que significa uma pele com menos sinais do tempo e de expressão. 

4. Atua como clareador

A niacinamida pode ajudar na hiperpigmentação – manchas marrons e vermelhas – causadas por acne, danos causados ​​pelo sol ou melasma. E, ao contrário dos clareadores comuns, que podem irritar a pele, a niacinamida age suave e rapidamente: um estudo descobriu que 5% de niacinamida clareou significativamente a hiperpigmentação em apenas quatro semanas.

5. Não vai funcionar da noite para o dia

Pesquisas sugerem que a niacinamida pode começar a melhorar a acne e a hiperpigmentação dentro de dois a três meses, enquanto a produção de óleo e a barreira da pele podem apresentar mudanças em um mês.