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Cuidados Tempo de leitura: 2 minutos

Três coisas que você precisa saber sobre a Vitamina C

A queridinha do skincare não é importante apenas para sua pele: ela é essencial para o bom funcionamento do seu organismo

Por: Caroline Borges

A vitamina C é uma das substâncias mais procuradas quando o assunto é skincare. Ainda que ela seja um potente antioxidante para a pele, não podemos esquecer que a VitC é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo e deve estar presente em nossa dieta de forma consciente. 

1. A vitamina C sintética e a derivada de alimentos são idênticas quimicamente, porém, a biodisponibilidade é diferente

Você deve estar se perguntando o que é biodisponibilidade. Explicamos: é o quanto, e com que “força”, uma substância é absorvida pelo seu organismo. Ainda que a VitC em forma de suplemento cumpra seu papel, quando ingerida em forma de alimentos ela vem junto de vários micronutrientes, fibras alimentares e fitoquímicos, que afetam diretamente a absorção da vitamina C.

Algumas frutas, como o kiwi, contém quantidades relativamente altas de vitamina E, que segundo um estudo, é capaz de preservar a vitamina C in vivo. Por isso, a melhor forma de se ingerir VitC, é através de alimentos ricos na mesma, como folhas verdes, bagas (frutos carnudos), limões, pimentões e chucrute.

2. A vitamina C não é bem absorvida se você consumir açúcar ao mesmo tempo

A química da vitamina C é bem parecida com a da glicose e o nosso corpo tende a sempre escolher a glicose quando ela está presente. Por isso, se você está consumindo vitamina C junto de alimentos ricos em frutose, carboidratos refinados, ou açúcar, saiba que a Vit C não está realmente sendo absorvida.

3. Uma mega-dose de ácido ascórbico pode causar oxidação, diarréia e inchaço

A vitamina C quando consumida em excesso perde seu potencial antioxidante e passa a ter um efeito rebote: ao invés de combater os radicais livres, ela torna-se um. Isso acontece porque, quando o nosso corpo assimila a quantidade necessária, o que sobra passa a ser um sobressalente. Dessa forma, ainda que seja difícil chegar nesse estágio, o ácido ascórbico em excesso pode, sim, causar a oxidação, diarreia e inchaço. Por isso, a melhor forma de obter vitamina C é através do consumo de alimentos frescos.